Ritmo, Pulsação e Andamento


Muitas músicas baseiam-se num batimento regular, que chamamos de pulso. Derivado dos ritmos naturais do movimento corporal, que serviram como padrão à dança, o pulso é um ritmo elementar, de tempos iguais, que se caracteriza pela constância e repetição.

Na canção “Parabéns prá você”, por exemplo, a pulsação (ou o pulso) é marcada pelas palmas. Muitas vezes, contudo, a pulsação não é tocada nem cantada, mas apenas sentida corporalmente pelos intérpretes e o público.

Um dos melhores exercícios para o músico iniciante é achar o pulso de qualquer música que esteja tocando, o pulso da música é a base de tudo.

Andamento:

Agora, o andamento da música pode ser rápido ou lento. Imagine que uma música esteja pulsando na velocidade do relógio. Ela está pulsando, portanto, a sessenta segundos por minuto, ou seja, se você estiver acompanhando a pulsação batendo palmas, serão 60 batidas de palmas por minuto.

Em seguida, tente encaixar uma batida a mais, entre cada uma das que já estão sendo dadas pelo relógio. Nessa hora, portanto, você estará pulsando a 120 batidas por minuto, ou seja, você estará pulsando no dobro da velocidade do relógio.

Assim, uma música, pode estar a 200 batidas por segundo (música rápida) bem como pode estar a 40 batidas por segundo (música lenta), dependendo do andamento que se queira dar.













Comentários

  1. Muuito bom! Me ajudou bastante a fazer o meu trabalho de registros sonoros! Valeu :D

    ResponderExcluir
  2. Foi muito valiosa a sua explicação, obrigado

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, me ajudou bastante na pesquisa sobre os elementos da música

    ResponderExcluir
  4. Obrigado não ajudou eu em nada não entendi nada

    ResponderExcluir
  5. Boa explicação.
    Não seria 200 batida por minuto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Notas Musicais, Pauta Musical