Intervalos, a base para a Melodia

“Classificação dos Intervalos”

  • Temos a classificação numérica, segundo o número de notas contidas no intervalo: são intervalos de segunda, de terça, de quarta, de quinta, etc...

  • Temos a classificação qualitativa, segundo o número de tons e semitons contidos no intervalo: são intervalos maiores, menores, justos, aumentados, etc...

Abaixo apresentamos exemplos de intervalos musicais, que são úteis para a fixação desses intervalos. A importância desses exemplos é porque as músicas (melodias) são feitas de intervalos, a beleza das músicas está na qualidade dos intervalos, ou seja, na subida e descida das notas musicais...

Então vamos aos exemplos de intervalos na MPB. Atenção que os intervalos se referem apenas ao trecho apresentado, e não à música toda.

Intervalo de primeira (a mesma nota)
Samba de uma nota só (Eis a- qui este sambinha, ...) – Tom Jobim
Garota de Ipanema (O- lha que coisa mais linda...) – Tom e Vinicius

*** INTERVALOS ASCENDENTES ***

Segunda menor  (2m)
O Barquinho (Di-a de luz, festa do sol...) - Toquinho

Segunda Maior  (2M)
Lígia (Eu nun- ca sonhei com você...) – Tom Jobim

Terça menor  (3m)
Baby (Vo- cê precisa saber da piscina...) - Caetano

Terça Maior  (3M)
Eu sei que vou te amar (Eu sei que vou....) – Tom Jobim

Quarta Justa  (4J)
A Felicidade (Tris- te- za não tem fim...)  - Tom e Vinicius
O Morro não tem vez (O mor- ro não tem vez e o que ele ...) – Tom e Vinicius

Quarta Aumentada  (4aum)
Manhã de Carnaval  (.... que só teu amor procurou...) – Luiz Bonfá

Quinta Justa (5J)
Cotton Fields  (When I was a little bit baby)  -  Creedence

Sexta menor  (6m)
Força Estranha (Eu vi o menino correndo, eu vi o tempo...) - Caetano
Manhã de Carnaval (Ma- nhã, tão bonita manhã ...) – Luiz Bonfá

Sexta Maior  (6M)
Marina (Ma- ri- na morena Marina você se pintou...) – Dorival Caymmi
Ovelha Negra (Le- va- va uma vida sossegada... ) – Rita Lee

Sétima menor  (7m)
Esse Cara (... co- m’os olhos de um bandido...) – Caetano Veloso
Saia do Caminho (Jun-te tu do que é seu...) – Custódio Mesquita e Ewaldo Rui

Sétima Maior  (7M)
(Sem exemplo)

Oitava Justa (8J)
Meu amigo, meu herói (Ó meu amigo, meu herói...)

*** INTERVALOS DESCENDENTES ***

Segunda menor  (2m)
Luz do Sol (Luz do sol....) – Caetano Veloso
Corcovado (Um can-tinho e um violão....) – Tom Jobim

Segunda Maior  (2M)
Samba do Avião (Mi- nha alma canta, vejo o Rio de Janeiro...) – Tom Jobim
Atirei o pau no gato (A- ti- rei o pau no ga- tô- to....)

Terça menor  (3m)
Lobo Bobo (E-ra u-ma vez um lobo mau, que resolveu....) – Carlos Lyra e R. Bôscoli

Terça Maior  (3M)
Águas de Março (É pau, é pedra, é o fim do caminho...) – Tom Jobim
De volta pro aconchego (Es-tou de volta pro meu aconhego..) – Dominguinhos

Quarta Justa  (4J)
(sem exemplo)

Quarta Aumentada  (4aum)
Prá dizer adeus (... sei que vou sozinho ...) – Edu Lobo

Quinta Justa  (5J)
Só Louco (Só Lou- co, amou como eu amei...) - Dorival Caymmi
Rio (Rio, que mo-ra no mar ...) – Menescal e Bôscoli

Sexta menor  (6m)
Esse Cara (Ah es –se cara tem me consumido...) – Caetano Veloso

Sexta Maior  (6M)
(sem exemplo)

Sétima menor  (7m)
Se todos fossem iguais a você (... u- ma canção pelo ar...) – Tom e Vinicius

Sétima Maior  (7M)
(sem exemplo)

Oitava Justa (8J)
(sem exemplo)







Comentários

  1. não gostei, estou a falar de música, notas, não de frases sem sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah as frases são de musicas, que se ouvi-las entenderás que cada silaba refere-se a nota . No caso os intervalos.

      Excluir
  2. Após pesquisa em vários sites, inclusive de faculdades, achei extremamente didático para quem se inicia no conhecimento da disciplina. O gosto começa pela percepção, passa-se então pela teoria, retorna-se à percepção, e assim é o processo da evolução e da aquisição do conhecimento, na minha modesta opinião de leigo(a).
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Corrijam-me se eu estiver errada: o exemplo de 2ªm colocado (Menino Deus) é uma 3ªm e não 2ªm. Solicito ao autor do texto a correção de tal afirmação. Agradeço imensamente a publicação deste texto, foi de grande ajuda para os meus estudos.

    ResponderExcluir
  4. Está correto Edilson, é uma 3ªm em Meni(no-Deus).
    O exemplo que está no blog vem de uma fonte bem confiável, então acredito que a 2ªm está em (Me-ni)no ....
    Obrigado pelo comentário, nos obriga a pesquisar e vamos sempre aprendendo.
    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Bons exemplos! Muito útil esse post. Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Notas Musicais, Pauta Musical

Ritmo, Pulsação e Andamento