Harmonia, Progressões Harmônicas



Uma Progressão Harmônica é uma sequência de acordes utilizada para o acompanhamento de uma determinada melodia. 

No estudo das Progressões Harmônicas, os acordes normalmente são identificados pelo seu grau na escala, além da característica do acorde.

Exemplos:   
I7M  -  Acorde de grau I com 7ª maior
IIm7  -  Acorde de grau II menor com 7ª 
V7  -  Acorde de grau V com 7ª
  
A meta de qualquer progressão de acordes é o acorde I (Tônica), seja na tonalidade maior ou menor.

Funções Harmônicas:

Tônica (Graus I, III e VI) – onde normalmente a música inicia e termina, são acordes onde sentimos o repouso, é mais acentuado o repouso no Grau I.
        
Subdominante (Graus II e IV) – esses são graus de passagem, normalmente a música passa por eles, o Grau IV normalmente aparece mais do que  Grau II.

Dominante (Graus V e VII) – são graus próximos da conclusão, ou seja, eles pedem uma conclusão na tônica, o Grau V é o grau mais acentuado na função dominante,


Progressões Harmônicas:

A forma mais marcante de chegar à Tônica (acorde I) é através da dominante (V -> I)  ou  (VII -> I).

Exemplo: Início de “Acreditar” (D. Ivone Lara), em Dó Maior:

        C     G7    C
        I -> V7 -> I
Acreditar,  eu   não ...

A forma mais marcante de se aproximar de um grau V é uma progressão a partir do grau II, assim é comum a sequência:
(II -> V -> I)

Exemplo: Na segunda frase de “A Flor e o Espinho” (Nelson Cavaquinho), em Dó Menor:

   Dm7(b5)           G7(b13)             Cm7
   IIm7(b5)    ->   V7(b13)     ->     Im7
... Que eu quero passar com a minha dor


Outras progressões comuns:

I -> VI -> II -> V -> I
I -> II -> VII -> I
I -> V -> I -> IV -> I
III -> VI -> II -> V -> I
III -> VI -> IV -> VII -> I
VII -> III -> VI -> II -> V -> I
VII -> III -> VI -> IV -> VII -> I

As possibilidades de progressões são muitas, mas é importante lembrar:

1)   Os acordes devem estar no campo harmônico da tonalidade, embora algumas vezes entrem acordes de empréstimo das escalas próximas.

2)   Muitas vezes os acordes são precedidos de dominantes secundários, então é comum encontrarmos entre os acordes da escala, dominantes secundários.


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