Escala Pentatônica Maior - Relacionando as Notas da Escala e os Acordes
A Escala Pentatônica Maior (Exemplo em Dó Maior) é composta pelas notas:
C - D - E - G - A
Essa escala é derivada da escala maior de C (Dó Maior), mas sem as notas F e B (4ª e 7ª).
Agora, vamos relacioná-la aos acordes da escala maior de Dó, que são:
C (Dó maior): C - E - G
→ As notas da pentatônica (C, E, G, A, D) se encaixam perfeitamente aqui, já que todas as notas do acorde estão na escala pentatônica.
Dm (Ré menor): D - F - A
→ As notas D e A da pentatônica fazem parte do acorde, enquanto o F (3ª menor) é omitido na escala pentatônica.
Em (Mi menor): E - G - B
→ As notas E e G fazem parte da pentatônica. O B (5ª do acorde) não está presente na escala.
F (Fá maior): F - A - C
→ O F (tônica do acorde) não está na escala pentatônica, mas o A e o C estão.
G (Sol maior): G - B - D
→ O G e o D estão na escala pentatônica, mas o B (3ª maior do acorde) é omitido.
Am (Lá menor): A - C - E
→ Todas as notas do acorde estão presentes na escala pentatônica, tornando-o um dos melhores encaixes.
Bdim (Si diminuto): B - D - F
→ Apenas o D está presente na pentatônica, enquanto o B e o F não aparecem.
Como usar a pentatônica com os acordes?
Acordes que se encaixam melhor: C, Am e G, porque todas ou a maioria das notas do acorde estão na escala pentatônica.
Acordes com omissões: Dm, Em, F e Bdim podem funcionar, mas algumas notas importantes do acorde não aparecem na escala.
Isso pode criar um som menos "completo" ou mais moderno.
Se estiver improvisando ou compondo, a escala pentatônica de Dó maior será confortável para criar melodias que soem bem sobre a maioria desses acordes.
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