Escala Pentatônica Menor - Relacionando as Notas da Escala e os Acordes
A Escala Pentatônica Menor (Exemplo em Lá Menor) é composta pelas notas:
A - C - D - E - G
Ela é relativa à escala pentatônica de Dó Maior (compartilham as mesmas notas), mas o Lá (A) é sua tônica. Agora, vamos relacionar essas notas aos acordes da escala de Lá Menor Natural (A Aeólia), que são:
Acordes da escala de Lá Menor Natural:
Am (Lá menor): A - C - E
→ Todas as notas do acorde estão presentes na pentatônica. É o acorde mais forte e natural para a escala.
Bdim (Si diminuto): B - D - F
→ A nota D está na pentatônica, mas o B e o F não. Esse acorde cria tensão, mas a escala pentatônica omite as notas características dele.
C (Dó maior): C - E - G
→ Todas as notas do acorde estão na pentatônica, o que o torna um ótimo encaixe.
Dm (Ré menor): D - F - A
→ As notas D e A estão na pentatônica, mas o F (3ª menor do acorde) é omitido.
Em (Mi menor): E - G - B
→ As notas E e G estão na pentatônica, mas o B (5ª do acorde) não aparece.
F (Fá maior): F - A - C
→ As notas A e C estão na pentatônica, mas o F (tônica do acorde) está ausente.
G (Sol maior): G - B - D
→ O G e o D estão na pentatônica, mas o B (3ª maior do acorde) não está.
Como usar a pentatônica de Lá Menor com os acordes?
Melhor encaixe: Am e C, já que todas as notas desses acordes estão na escala pentatônica, criando harmonia perfeita.
Bom encaixe: Dm, Em e G, porque a pentatônica cobre parte significativa dessas harmonias, mas pode soar menos completo.
Encaixes com omissões: Bdim e F terão mais tensões, pois a pentatônica não inclui algumas notas importantes desses acordes.
Observação:
A escala pentatônica de Lá Menor é excelente para improvisação e composição sobre progressões nessa tonalidade, especialmente quando se deseja simplicidade ou se busca um som mais fluido e melódico.
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