Escala Pentatônica Menor - Relacionando as Notas da Escala e os Acordes

A Escala Pentatônica Menor (Exemplo em Lá Menor) é composta pelas notas:

A - C - D - E - G


Ela é relativa à escala pentatônica de Dó Maior (compartilham as mesmas notas), mas o Lá (A) é sua tônica. Agora, vamos relacionar essas notas aos acordes da escala de Lá Menor Natural (A Aeólia), que são:


Acordes da escala de Lá Menor Natural:

Am (Lá menor): A - C - E

→ Todas as notas do acorde estão presentes na pentatônica. É o acorde mais forte e natural para a escala.

Bdim (Si diminuto): B - D - F

→ A nota D está na pentatônica, mas o B e o F não. Esse acorde cria tensão, mas a escala pentatônica omite as notas características dele.

C (Dó maior): C - E - G

→ Todas as notas do acorde estão na pentatônica, o que o torna um ótimo encaixe.

Dm (Ré menor): D - F - A

→ As notas D e A estão na pentatônica, mas o F (3ª menor do acorde) é omitido.

Em (Mi menor): E - G - B

→ As notas E e G estão na pentatônica, mas o B (5ª do acorde) não aparece.

F (Fá maior): F - A - C

→ As notas A e C estão na pentatônica, mas o F (tônica do acorde) está ausente.

G (Sol maior): G - B - D

→ O G e o D estão na pentatônica, mas o B (3ª maior do acorde) não está.


Como usar a pentatônica de Lá Menor com os acordes?


Melhor encaixe: Am e C, já que todas as notas desses acordes estão na escala pentatônica, criando harmonia perfeita.

Bom encaixe: Dm, Em e G, porque a pentatônica cobre parte significativa dessas harmonias, mas pode soar menos completo.

Encaixes com omissões: Bdim e F terão mais tensões, pois a pentatônica não inclui algumas notas importantes desses acordes.


Observação:

A escala pentatônica de Lá Menor é excelente para improvisação e composição sobre progressões nessa tonalidade, especialmente quando se deseja simplicidade ou se busca um som mais fluido e melódico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Pulsação e Andamento

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Ritmo, Pulsação, Compassos