segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pulsação (pulso musical) e Andamento

Pulsação:

Muitas músicas baseiam-se num batimento regular, que chamamos de pulso. Derivado dos ritmos naturais do movimento corporal, que serviram como padrão à dança, o pulso é um ritmo elementar, de tempos iguais, que se caracteriza pela constância e repetição.

Na canção “Parabéns prá você”, por exemplo, a pulsação (ou o pulso) é marcada pelas palmas. Muitas vezes, contudo, a pulsação não é tocada nem cantada, mas apenas sentida corporalmente pelos intérpretes e o público.

Andamento:

Agora, o andamento da música pode ser rápido ou lento. Imagine que uma música esteja pulsando na velocidade do relógio. Ela está pulsando, portanto, a sessenta segundos por minuto, ou seja, se você estiver acompanhando a pulsação batendo palmas, serão 60 batidas de palmas por minuto.

Em seguida, tente encaixar uma batida a mais, entre cada uma das que já estão sendo dadas pelo relógio. Nessa hora, portanto, você estará pulsando a 120 batidas por minuto, ou seja, você estará pulsando no dobro da velocidade do relógio.

Assim, uma música, pode estar a 200 batidas por segundo (música rápida) bem como pode estar a 40 batidas por segundo (música lenta), dependendo do andamento que se queira dar.






2 comentários:

  1. Muuito bom! Me ajudou bastante a fazer o meu trabalho de registros sonoros! Valeu :D

    ResponderExcluir