Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música


O posicionamento do símbolo na pauta musical indica a altura da nota que será executada, assim uma nota posicionada na primeira linha de baixo da pauta é um Mi (E), no primeiro espaço acima é um Fá (F), na segunda linha é um Sol (G), e assim por diante, quanto mais acima mais aguda a nota, quanto mais abaixo mais grave.

Para se determinar a duração de uma nota musical, ou seja, o tempo em que ela deve soar, é que existem as figuras rítmicas ou figuras musicais. 

O silêncio também tem as suas figuras (ou símbolos), de forma que as diversas combinações de figuras de notas e figuras de silêncio é que formam os ritmos musicais.


As figuras rítmicas nos permitem especificar a duração do som (notas), sempre em função do pulso ou tempo da música.

































Figuras de pausa (silêncio ou valores negativos) conforme abaixo:

 

















Valores negativos significam sem som algum.

É interessante observar que as figuras rítmicas são definidas em função da pulsação ou tempo, e não de um tempo físico em segundos.   

Semibreve: é a figura rítmica de maior duração (quatro pulsações). Por ser a figura mais longa em uso, ela é usada como referência para as durações relativas de todas as demais notas. 

Mínima: é a figura que dura metade de uma Semibreve, ou seja, é uma figura de duração de 2 pulsos (2 tempos).

Semínima: é a figura que dura metade de uma Mínima, ou seja, é uma figura de duração de 1 pulso (1 tempo).

Colcheia: é a figura que dura metade de uma Semínima, ou seja, é uma figura de duração de meio pulso (meio tempo).

Semicolcheia: é a figura que dura metade de uma Colcheia.

Fusa: é a figura que dura metade de uma Semicolcheia. 

Semifusa: é a figura que dura metade de uma Fusa.


Semibreve - 4 tempos
Mínima - 2 tempos
Semínima - 1 tempo
Colcheia - 1/2 tempo
Semicolcheia - 1/4 tempo
Fusa - 1/8 tempo
Semifusa - 1/16 tempo

O valor do tempo ou pulsação é definido pela velocidade que se deseja dar ao andamento da música, então se definirmos o tempo como 1 seg, então a Semínima será 1 seg, e a Semibreve será 4 seg.


Compasso:

É comum identificarmos padrões rítmicos nas músicas que ouvimos. Esses ritmos normalmente podem ser identificados em grupos de 2, 3 ou 4 tempos (pulsações).

Por exemplo, quando ouvimos uma valsa, sentimos um padrão rítmico de 3 tempos.
No decorrer da valsa percebemos este padrão: 1, 2, 3, -  1, 2, 3, - 1, 2, 3,  ...

O Compasso é o tempo organizado, ou seja, é a divisão da música em séries regulares de tempo. Os compassos são classificados de acordo com o número de pulsos. No caso do exemplo acima (valsa), o compasso tem 3 pulsos, ou seja, é um compasso ternário.

Para indicar o compasso, usamos a “Fórmula de Compasso”. A fórmula de compasso é indicada no início da música (logo após a Clave) por dois números:

        - O número superior indica a quantidade de pulsos (ou tempos) no compasso: 2 tempos se for binário, 3 se for ternário, 4 se for quaternário.

        - O número inferior indica a figura musical que valerá uma unidade de tempo. Por exemplo, o número quatro indica que a Semínima é a unidade de tempo usada.


Exemplos de Compasso:









Cada um dos exemplos acima tem 2 compassos, que estão separados por uma barra de compasso (o traço vertical que cruza as linhas da pauta).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Notas Musicais, Pauta Musical

Ritmo, Pulsação e Andamento