Notas Musicais, Escala Maior
Na escala de Dó Maior (escala modelo de todas as escalas maiores), Dó é o primeiro grau, Maior indica que a tonalidade é maior.
As notas da escala de Dó Maior são naturais, sem acidentes (sustenido ou bemol). São elas:
Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó
ou
C – D – E – F – G – A – B - C
Obs: a oitava nota é a repetição da primeira, só que uma oitava acima. Neste caso, chamamos a oitava nota de grau I, porque é a mesma nota que a primeira.
As notas são separadas entre si por um tom, exceto entre os graus III-IV e os graus VII-I, que são separados por um semitom. Assim, as notas da escala maior estão separadas da seguinte forma:
Graus: I - II - III - IV - V - VI - VII - I
Notas: C D E F - G A B C
Intervalos: T T S (T) T T S
Onde: T=Intervalo de um tom S=Intervalo de um semitom
Verificamos que tanto no primeiro tetracorde (CDEF) quanto no segundo tetracorde (GABC), os intervalos são “T T S”, sendo que um intervalo de tom (T) separa os dois tetracordes, ou seja: TTS - T - TTS
Obs: Os semitons estão nos intervalos III-IV (Mi-Fá) e VII-I (Si-Dó). Uma dica importante é que logo após as notas terminadas em “i” (Mi e Si), os intervalos são de semitom, na escala de Dó Maior.
Outras escalas maiores:
Essa relação intervalar entre cada nota da escala é a “fôrma” para se criar as outras escalas maiores. Assim, se quisermos começar uma escala em Sol, chamando-a de Sol Maior, a escala seria:
G – A – B – C – D – E – F# - G
A escala formada possui uma alteração, o Fá sustenido (F#).
O Fá sustenido (F#) é uma alteração de meio tom acima da nota F.
Isso foi feito para que a relação entre os intervalos seja respeitada (graus III-IV e os graus VII-I separados por um semitom), respeitando assim a fôrma da escala maior.
Se quisermos formar uma escala de Fá Maior:
F – G – A – Bb – C – D – E - F
Neste caso, a escala formada possui uma alteração, o Si bemol (Bb).
O Sibemol (Bb) é uma alteração de meio tom abaixo da nota Si (B).
Isso foi feito para que a relação entre os intervalos seja respeitada (graus III-IV e os graus VII-I separados por um semitom), respeitando assim a fôrma da escala maior.
Obs: Outras escalas maiores serão formadas da mesma forma, Ré Maior, Lá Maior, Mi Maior, etc... sempre entrando com as alterações necessárias (sustenidos ou bemóis), de forma a se manter os intervalos da escala maior (TTS - T – TTS).
Nomenclatura funcional dos graus da escala
Graus – nome dado às notas das escalas - são numeradas com algarismos romanos (I, II, III, etc...)
I - Tônica
II – Supertônica
III – Mediante
IV – Subdominante
V – Dominante
VI – Superdominante
VII – Sensível
Obs.: O VII grau só é chamado de Sensível se o intervalo entre ele e o I grau for uma 2ªmenor (semitom). Se o intervalo for 2ªMaior (tom), é chamado Subtônica.
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