Acordes SubV7 e Acordes Diminutos
Acordes SubV7:
SubV7 são acordes de substituição ao acorde de dominante (V7), cuja resolução é caracterizada por movimento do baixo que desce meio tom para alcançar o acorde desejado.
Ex. SubV7/VI VIm SubV7/II IIm V7 I7m
Bb7 Am Eb7 Dm G7 C7M
O SubV7 (dominante substituto) nasce de uma propriedade do trítono, o intervalo característico do acorde dominante. O trítono divide a oitava em duas metades, e em consequência, as mesmas duas notas que compõem o trítono no acorde dominante (a terça maior e a sétima menor), são também as notas de outro trítono, num outro acorde dominante (onde serão respectivamente a sétima menor e a terça maior).
Exemplo: na escala de Dó maior:
· o acorde dominante (G7) contém o trítono Fá-Si. Si é a terça maior, e Fá a sétima menor.
· o acorde dominante substituto (Db7) contém o mesmo trítono, Fá é a terça maior e Si é a sétima menor.
O acorde SubV7, isto é, o substituto do V7, é a substituição mais utilizada para um acorde dominante. Se o acorde dominante resolvia uma quinta abaixo, para a tônica, o subV7 resolve descendo meio tom para a tônica.
As preparações de dominante continuam válidas, como por exemplo, um acorde II cadencial que cairia no V7, vai cair no SubV7.
Exemplo: IIm7 - bII7 - I7M
Acordes diminutos:
São acordes simétricos, isto é, são compostos por sucessão de terças menores sobrepostas, o que resulta na sua sonoridade peculiar. Lembrando, o acorde de 7a diminuta é constituído de 3a menor, 5a diminuta, e 7a diminuta.
Ex: Acorde de Si diminuto
Bº (B-D-F-Ab) Trítonos: B-F e D-Ab
Resolve em 4 centros tonais:
C / Cm (B->C e Ab->G) e
F# / F#m (F->F# e D->C#)
Os acordes diminutos podem ter as seguintes funções:
- Diminuto ascendente - é quando se resolve num acorde cuja fundamental esteja um semitom acima.
Ex. V7 #V° VIm7
G7 G#° Am7
- Diminuto descendente – é quando se resolve num acorde cuja fundamental esteja um semitom abaixo.
Ex. VIm7 bVI° V
Am7 Ab° G
- Diminuto auxiliar – é quando se resolve em acorde com o mesmo baixo, é como um movimento auxiliar dentro da mesma nota tônica.
Ex. I7M I° I7M
C7M Cº C7M
- Diminuto de passagem – é quando o baixo do acorde diminuto está a um semitom do baixo do acorde anterior e posterior.
Ex. I7M #I° IIm7
C7M C#° Dm7
obrigado sr jose augusto, por conpartilhar um pouquinho de seus comhecimentos musicais com nosco. um abraço de seu aluno!
ResponderExcluirvaleu jose pelos seus ensinamentos um abraço
ResponderExcluirvaleu jose pelos seus ensinamentos um abraço
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