Ritmos Brasleiros


A música ocidental em geral tem sua organização baseada em uma alternância de sons fortes e fracos, regulares e repetitivos. A regularidade desses sons é chamada de pulso, batida, tempo ou andamento. Os ritmos estão organizados pela quantidade de tempos e alternância de sons fracos e fortes dentro de cada compasso.

Existem no Brasil muitos ritmos, que muitas vezes não nos são familiares, porque estão em uma região diferente da nossa. Então vamos a um pequeno passeio por alguns ritmos brasileiros e suas histórias:

O Norte do Brasil possui ritmos provenientes dos escravos, e muitas danças típicas surgiram desde o século XVIII, sendo as mais conhecidas as Cirandas e o Carimbó. O Carimbó surgiu em Belém através de influências antigas negras, e hoje influencia ritmos como a Lambada e o Zouk.

O Nordeste foi o berço da colonização portuguesa, e é conhecido também pelas danças e ritmos brasileiros muito conhecidos como o Samba de Roda, o Frevo, o Maracatu, o Xaxado, o Baião e o Forró. 

O Centro-Oeste é uma miscigenação de paulistas, mineiros, indígenas, gaúchos, paraguaios e bolivianos. Alguns dos ritmos brasileiros mais marcantes no Centro-Oeste são o Cururu, a Catira e o Sertanejo.

O Sudeste possui muitas culturas diferentes, e os ritmos presentes nesta região são a Bossa Nova, o Samba, o Choro, o Pagode. A Bossa Nova foi um movimento da mpb iniciado no final dos anos 50, por João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, dentre outros. Já o Samba vem do início do século XX, tem raízes africanas, e é considerado um dos principais ritmos da cultura brasileira.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Ritmo, Pulsação e Andamento

Notas Musicais, Pauta Musical