Acordes Dominantes, Segundo Cadencial
Acordes
dominantes
Acorde dominante, muitas vezes chamado de acorde com sétima dominante, é composto pelas notas:
Tônica
3ª Maior
5ª Justa
7ª Menor
São acordes que pedem uma resolução na tônica, são acordes que carregam uma tensão.
Os acordes
dominantes podem ser das seguintes categorias:
V7 – Acorde dominante, construído
sobre o quinto grau das escalas maiores ou menores (Ex: G7
à C7M
ou G7 à Cm7)
Acorde dominante, que se situa
um semitom acima do acorde de resolução
(Ex: Db7 à C7M)
VIIº - Acorde de sétima diminuta, construído sobre
o sétimo grau da escala menor harmônica
(Ex: Bº à C7M
ou Bº à Cm7)
Dominantes
primário e secundário
Dominante primário – é o dominante do grau I
Ex: I7M
– IIm7 – V7 – I7M
(em Dó Maior) C7M
-
Dm7 - G7 - C7M
Dominante secundário - são os dominantes dos demais
graus
Ex: I7M – V7/III – IIIm7 – IIm7 – V7 – I7M
(em Dó Maior) C7M
- E7 - Am7 -
Dm7 - G7 - C7M
(V7/III
é o dominante secundário do grau III)
Segundo Cadencial (II Cadencial)
É o grau IIm7
que precede o dominante V7, em cadências
do tipo
“IIm - V7 - I7M”
O Segundo Cadencial dá uma sensação de movimento na cadência.
legal
ResponderExcluirMuito legal. Mas tem um erro. E7 prepara o sexto grau (VI) e não o (III) em dó maior. Sugiro que considere a correção. Mas mesmo assim, legal a explicação.
ResponderExcluir