Harmonia em tom menor, Análise Harmônica


























O objetivo é dar uma noção de análise harmônica, de uma música em tom menor. 

Para isso, vamos analisar o início de “Caso Sério”, de Rita Lee:

Bm7                              F#m7
Eu,  fico pensando em nós dois
B7(b9)           Em7            G#m7(b5)
  Cada um na sua,   perdidos na
 C#7/9     F#7
cidade    nua
                             Bm7
Empapuçados de amor,

(...)

Como a música está em Si Menor, vamos ao campo harmônico de Si Menor, com a análise dos graus e os respectivos acordes abaixo:

Im7    IIm7(b5)      bIII7M    IVm7    V7     bVI7M   VIIº
------------------------------------------------------------------------
Bm7   C#m7(b5)    D7M      Em7    F#7      G7M    A#º

Análise dos acordes:

Bm7 -> A música inicia no grau I – Tônica (Si menor)

F#m7 -> Vm7 – grau V da escala menor natural

B7(b9) ->  V/IV – Dominante secundário – B7 é dominante de Mi (Em7)

Em7 ->  IVm7

G#m7(b5) -> V/V   G# é dominante de C#

C#7/9 ->  subV / I – dominante substituto primário do grau V

F#7 -> V/I – dominante primário – F#7 é dominante de Si (Bm7)

Bm7 -> I – Tônica (Si menor)

(...)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Ritmo, Pulsação e Andamento

Notas Musicais, Pauta Musical