Harmonia em tom menor, Análise Harmônica
O objetivo é dar uma noção de análise harmônica, de uma música em tom menor.
Para isso, vamos analisar o
início de “Caso Sério”, de Rita Lee:
Bm7 F#m7
Eu, fico pensando em nós dois
B7(b9) Em7 G#m7(b5)
Cada um na sua, perdidos na
C#7/9 F#7
cidade nua
Bm7
Empapuçados de amor,
(...)
Como a música está em Si Menor, vamos ao campo
harmônico de Si Menor, com a análise dos graus e os respectivos acordes abaixo:
Im7 IIm7(b5) bIII7M IVm7 V7 bVI7M VIIº
------------------------------------------------------------------------
Bm7 C#m7(b5)
D7M Em7 F#7 G7M A#º
Análise dos acordes:
Bm7 -> A
música inicia no grau I – Tônica (Si menor)
F#m7 -> Vm7 –
grau V da escala menor natural
B7(b9) -> V/IV – Dominante secundário – B7 é dominante de
Mi (Em7)
Em7 -> IVm7
G#m7(b5) -> V/V
– G# é dominante de C#
C#7/9 -> subV / I – dominante substituto primário do
grau V
F#7 -> V/I –
dominante primário – F#7 é dominante de Si (Bm7)
Bm7 -> I –
Tônica (Si menor)
(...)
Comentários
Postar um comentário