Harmonia, Progressões Harmônicas
Uma Progressão Harmônica é uma sequência de acordes
utilizada para o acompanhamento de uma determinada melodia. 
No estudo das Progressões
Harmônicas, os acordes normalmente são identificados pelo seu grau na escala, além da característica do acorde.
Exemplos:   
I7M  -  Acorde de grau I com 7ª maior
IIm7  -  Acorde de grau II menor com 7ª 
V7  -  Acorde de grau V com 7ª
  
A meta de qualquer progressão de acordes é o acorde I (Tônica), seja na tonalidade maior ou menor.
Funções Harmônicas:
Tônica (Graus I, III e VI) – onde normalmente a
música inicia e termina, são acordes onde sentimos o repouso, é mais acentuado o repouso no Grau I.
Subdominante (Graus II e IV) – esses são graus de
passagem, normalmente a música passa por eles, o Grau IV normalmente aparece mais do que  Grau II.
Dominante (Graus V e VII) – são graus próximos da
conclusão, ou seja, eles pedem uma conclusão na tônica, o Grau V é o grau mais acentuado na função dominante,
Progressões Harmônicas:
A forma mais marcante de chegar à Tônica (acorde I)
é através da dominante (V -> I) 
ou  (VII -> I).
Exemplo: Início de “Acreditar” (D. Ivone Lara), em
Dó Maior:
       
C     G7    C
        I -> V7 -> I
Acreditar,  eu   não ...
A forma mais marcante de se aproximar de um grau V
é uma progressão a partir do grau II, assim é comum a sequência:
(II -> V -> I)
Exemplo: Na segunda frase de “A Flor e o Espinho”
(Nelson Cavaquinho), em Dó Menor:
   Dm7(b5)           G7(b13)             Cm7 
   IIm7(b5)    ->   V7(b13)
    ->     Im7
... Que eu quero passar com a minha dor
Outras progressões comuns:
I -> VI -> II -> V -> I
I -> II -> VII -> I
I -> V -> I -> IV -> I
III -> VI -> II -> V -> I
III -> VI -> IV -> VII -> I
VII -> III -> VI -> II -> V -> I 
VII -> III -> VI -> IV -> VII -> I
As possibilidades de progressões são muitas, mas é
importante lembrar:
1)  
Os acordes devem estar no campo harmônico da
tonalidade, embora algumas vezes entrem acordes de empréstimo das escalas
próximas.
2)  
Muitas vezes os acordes são precedidos de
dominantes secundários, então é comum encontrarmos entre os acordes da escala, dominantes
secundários.
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excelente, obrigado
ResponderExcluirParabéns pela explicação!
ResponderExcluirmuito bom.
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