Acordes Dominantes e Diminutos



O acorde dominante aparece no 5º grau do campo harmônico, tanto na escala maior quanto nas escalas menores.  Todo acorde dominante pede resolução na tônica (1º grau). 

Ele pode ser um dominante primário (V7), se for dominante do 1º grau, ou então pode ser um dominante secundário, pedindo resolução em alguma outro grau do campo harmônico.

Exemplo: acorde dominante C7 (Dó com sétima):

Notas do acorde:

Fundamental:             C (Dó)
Terça Maior (3+):       E (Mi)
Quinta Justa (5J):       G (Sol)
Sétima menor (7):      Bb (Si bemol)

Resolve na tônica:      F (Fá)

Exemplo de Cadência (II-V-I):      Gm–>C7–>F  ou  Gm7–>C7–>F7M


Acordes diminutos que podem substituir  C7 (C – E – G – Bb)
                         Bbº           C#º
3ª Maior    5ª Justa    7ª menor   9ª menor


No violão, a cada três trastes se passa de um acorde diminuto para outro equivalente (são as mesmas notas, apenas invertidas).

Exemplo na corda 6:   Gº (casa 3)  ->  Bbº (casa 6)  ->  C#º (casa 9)



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