Acordes Dominantes e Diminutos
O acorde
dominante aparece no 5º grau do campo harmônico, tanto na escala maior quanto nas escalas menores. Todo acorde
dominante pede resolução na tônica (1º grau).
Ele pode ser um dominante
primário (V7), se for dominante do 1º grau, ou então pode ser um dominante
secundário, pedindo resolução em alguma outro grau do campo harmônico.
Exemplo:
acorde dominante C7 (Dó com sétima):
Notas do
acorde:
Fundamental: C (Dó)
Terça
Maior (3+): E (Mi)
Quinta
Justa (5J): G (Sol)
Sétima
menor (7): Bb (Si bemol)
Resolve
na tônica: F (Fá)
Exemplo
de Cadência (II-V-I): Gm–>C7–>F
ou Gm7–>C7–>F7M
Acordes
diminutos que podem substituir C7 (C – E – G – Bb)
Eº Gº Bbº C#º
3ª Maior 5ª Justa 7ª
menor 9ª menor
No violão, a cada três trastes se passa de um acorde
diminuto para outro equivalente (são as mesmas notas, apenas invertidas).
Exemplo
na corda 6: Gº (casa 3) -> Bbº (casa 6)
-> C#º (casa 9)
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