Canto, Violão, Escolha do Tom
Ao
acompanhar no violão alguém que canta, naturalmente procuramos o tom mais
confortável para a voz do cantor.
Acertamos o tom quando a voz do
cantor fica mais forte, mais bonita, mais relaxada, sem esforço para quem canta.
A pessoa que
canta tem que ser capaz de cantar a nota mais grave e a mais aguda da canção, com
algum conforto, se não, vamos ajustando o tom para cima ou para baixo, no
violão, até ficar bom na voz.
Algumas
canções têm uma exigência vocal maior, ou seja, tem uma distância maior entre a
nota mais grave e a mais aguda, então, ainda que se vá ajustando o tom, só vai
se sentir confortável quem tem uma extensão vocal maior.
Escolher o
tom no violão para acompanhar alguém cantando é uma questão de experimentação,
você toca e a pessoa canta. Se ficar algum trecho forçado no grave, subimos o
tom, e se ficar algum trecho forçado no agudo, abaixamos o tom, e aí
recomeçamos o ensaio.
Há outro
fator também que é a facilidade do tom escolhido para quem toca o instrumento.
Por exemplo, os tons de C (e o relativo Am), G (relativo Em) e F (relativo Dm)
são os mais confortáveis para se tocar, pois se tem menos acidentes (# ou b), o
que normalmente diminui o número de pestanas no violão ou guitarra.
Em seguida
os mais confortáveis são os tons de D (relativo Bm), Bb (relativo Gm), e depois o de A (relativo F#m).
Por último,
outros tons maiores (e seus relativos menores) não têm problema algum, apenas
têm mais acidentes (# ou b), o que leva a ter mais acordes com pestanas, e traz
uma maior exigência para o violonista ou guitarrista na execução.
Em igualdade de condições para o cantor, normalmente o tom mais agudo traz mais beleza do que um tom mais grave, e isso tem a ver com o timbre da voz humana. O tom mais agudo tem uma amplitude e uma projeção maior do som.
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