Harmonização de uma Melodia


Harmonizar uma melodia significa achar os acordes de acompanhamento da música, isso não é uma única resposta, pois podem haver diversas opções de harmonização.

O ponto de partida é a melodia, ou linha melódica. Escolhe-se um tom qualquer para fazer a harmonização, exemplo: Dó Maior ou Lá Menor

Tomamos por base os acordes do campo harmônico do tom.  

É necessário saber se a música está em tom maior ou tom menor, pois o campo harmônico depende disso. O tom maior é o mas comum, porém se os acordes do campo harmônico maior não estiverem "encaixando", é provável que o tom seja menor.

O que irá determinar a escolha dos acordes nos compassos será a maioria de notas da melodia que aparece no compasso, principalmente as notas no tempo forte ou final do compasso. 

Na prática experimentamos os graus I, IV e V do campo harmônico, pois normalmente a melodia transita por esses graus.

Após escolher cada acorde, é necessário tocar em um instrumento harmônico para ver como ficou a harmonia, se não ficou bom substituímos o acorde que não caiu bem por outro que também contenha as notas da melodia.

Nessa escolha de acordes, os mesmos precisam em geral estar em sintonia com as notas nos tempos fortes do compasso (notas em tempo fraco não são tão importantes).

No primeiro e último compasso da melodia normalmente usamos o acorde do primeiro grau 


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Ritmo, Pulsação e Andamento

Notas Musicais, Pauta Musical