Acordes Dominantes, Segundo Cadencial



Acordes dominantes

Acorde dominante, muitas vezes chamado de acorde com sétima dominante, é composto pelas notas:
Tônica
3ª Maior
5ª Justa
7ª Menor

São acordes que pedem uma resolução na tônica, são acordes que carregam uma tensão.

Os acordes dominantes podem ser das seguintes categorias:

V7 –  Acorde dominante, construído sobre o quinto grau das escalas maiores ou menores  (Ex: G7  à C7M   ou   G7  à  Cm7)

Acorde dominante, que se situa um semitom acima do acorde de resolução  
(Ex: Db7  à  C7M)

VIIº - Acorde de sétima diminuta, construído sobre o sétimo grau da escala menor harmônica  (Ex: Bº  à  C7M  ou     à  Cm7)


Dominantes primário e secundário

Dominante primário – é o dominante do grau I

Ex:                            I7M   IIm7  V7  –  I7M    
(em Dó Maior)          C7M  -  Dm7  - G7  -  C7M

Dominante secundário - são os dominantes dos demais graus

Ex:                      I7M  – V7/III  – IIIm7  – IIm7  –  V7   I7M 
(em Dó Maior)    C7M   -  E7   -   Am7  -  Dm7  -  G7  -  C7M
(V7/III é o dominante secundário do grau III)


Segundo Cadencial  (II Cadencial)

É o grau IIm7 que precede o dominante V7, em cadências do tipo
“IIm - V7 - I7M”

O Segundo Cadencial dá uma sensação de movimento na cadência.




Comentários

  1. Muito legal. Mas tem um erro. E7 prepara o sexto grau (VI) e não o (III) em dó maior. Sugiro que considere a correção. Mas mesmo assim, legal a explicação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Ritmo, Pulsação e Andamento

Notas Musicais, Pauta Musical