Fá Maior e Ré Menor, Escala, Campo Harmônico e Pentatônica
Sabemos que a escala de Fá Maior e a sua escala relativa Ré Menor são na realidade uma mesma escala.
Neste caso, a base é a escala de Fá Maior, e a relativa Ré Menor é a escala que se inicia na sexta nota (sexto grau) da escala de Fá Maior.
E isso vale para todas as escalas iniciadas nas outras notas musicais, sempre no sexto grau se inicia a escala relativa menor.
Escala de Fá Maior: F (Fá), G (Sol), A (Lá), Bb (Si bemol), C (Dó), D (Ré), E (Mi)
As melodias feitas nesta escala costumam se utilizar dessas notas.
De uma maneira geral se é uma melodia Maior costuma se iniciar e concluir em F (Fá), se é uma melodia menor costuma se iniciar e concluir em D (Ré).
A melodia Maior é mais alegre, já a melodia menor tem um sabor mais melancólico.
A melodia também pode apresentar algumas notas de passagem, que não são notas da escala.
Campo Harmônico:
O campo harmônico é o campo de jogo (harmonia), onde estão os jogadores (acordes) que irão acompanhar a melodia. Se os jogadores e as posições estão corretas, então a harmonia está bem feita.
O campo harmônico de Fá Maior é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Fá Maior (Sendo Fá a nota Tônica e a mais importante).
O campo harmônico relativo (Ré Menor) é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Ré Menor (Sendo Ré a nota Tônica e mais importante). Lembrando que essa nota Ré é o sexto grau da escala de Fá Maior.
Graus: 1 2 3 4 5 6 7
Fá Maior F Gm Am Bb C7 Dm Em7(b5)
** (algumas vezes na harmonia entra no grau 4: Bbm)
Ré Menor Dm Em7(b5) F Gm A7 Bb C#º
** (algumas vezes na harmonia entra no grau 5 os acordes: A / Am)
** (Algumas vezes na harmonia entra no grau 7 os acordes: C, C7, Cm)
** outros acordes que muitas vezes se vê nas harmonias e que não estão no campo harmônico, são acordes preparatórios para algum acorde do próprio campo harmônico, ou correspondem a notas de passagem da melodia, porém os acordes mais importantes são os do campo harmônico.
Escalas Pentatônicas
São escalas formadas por cinco notas, e são fáceis de tocar e memorizar, pois podem ser tocadas duas notas por corda no violão.
A escala Pentatônica Maior é aquela derivada da Escala Maior, quando tiramos o 4º e o 7º graus (Bb e E)
A escala Pentatônica Maior é aquela derivada da Escala Maior, quando tiramos o 4º e o 7º graus (Bb e E)
Escala Pentatônica Maior em Fá (F):
F G A C D (ou Fá Sol Lá Dó Ré)
Intervalos entre as notas: T - T - TST - T (TST significa um tom e meio)
Escala Pentatônica Relativa menor é a escala que possui as mesmas notas da Maior, só que se inicia em outra nota (um tom e meio abaixo da nota maior).
Escala Pentatônica menor em Ré (D):
D F G A C (ou Ré Fá Sol Lá Dó)
Intervalos entre as notas: TST - T - T - TST (TST significa um tom e meio)
Digitação da Pentatônica no Braço do Violão, olhando o violão em pé, nota Mi grave à esquerda, iniciando na corda 5 (Lá):
Cordas Soltas: E A D G B E
---------------------------------------------------------------------------
Casa 5 (A) D G C - A
Casa 6 - - - - F -
Casa 7 - - A D - -
Casa 8 (C) F - - G C
A Penta Maior pode ter a digitação iniciada em F na casa 8 (dedo mindinho), corda 5 (Lá)
A Penta menor pode ter a digitação iniciada em D na casa 5 (dedo indicador), corda 5 (Lá)
Se quiser estender um pouco mais a escala no braço, ela pode ser estendida na nota G na casa 8, digitando-se:
G - A, na corda B
C - D, na corda E
A Escala Pentatônica pode ser usada como uma introdução ou finalização da música, ou até mesmo ser tocada junto com alguém que faz a base da harmonia.
Comentários
Postar um comentário