Fá Maior e Ré Menor, Escala, Campo Harmônico e Pentatônica

Sabemos que a escala de Fá Maior e a sua escala relativa Ré Menor são na realidade uma mesma escala.

Neste caso, a base é a escala de Fá Maior, e a relativa Ré Menor é a escala que se inicia na sexta nota (sexto grau) da escala de Fá Maior.

E isso vale para todas as escalas iniciadas nas outras notas musicais, sempre no sexto grau se inicia a escala relativa menor.

Escala de Fá Maior:  F (Fá), G (Sol), A (Lá), Bb (Si bemol), C (Dó), D (Ré), E (Mi)

As melodias feitas nesta escala costumam se utilizar dessas notas.
De uma maneira geral se é uma melodia Maior costuma se iniciar e concluir em F (Fá), se é uma melodia menor costuma se iniciar e concluir em D (Ré).
A melodia Maior é mais alegre, já a melodia menor tem um sabor mais melancólico.
A melodia também pode apresentar algumas notas de passagem, que não são  notas da escala.


Campo Harmônico:

O campo harmônico é o campo de jogo (harmonia), onde estão os jogadores (acordes) que irão acompanhar a melodia. Se os jogadores e as posições estão corretas, então a harmonia está bem feita.

O campo harmônico de Fá Maior é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Fá Maior (Sendo Fá a nota Tônica e a mais importante).

O campo harmônico relativo (Ré Menor) é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Ré Menor (Sendo Ré a nota Tônica e mais importante).  Lembrando que essa nota Ré é o sexto grau da escala de Fá Maior.


Graus:            1     2               3         4         5           6            7

Fá Maior          F   Gm     Am Bb       C7        Dm   Em7(b5) 
       
**     (algumas vezes na harmonia entra no grau 4: Bbm)   
                   
Ré Menor         Dm   Em7(b5)      F        Gm       A7  Bb      C#º    

 **    (algumas vezes na harmonia entra no grau 5 os acordes: A / Am)
**     (Algumas vezes na harmonia entra no grau 7 os acordes: C, C7, Cm) 
    
 **  outros acordes que muitas vezes se vê nas harmonias e que não estão no campo harmônico, são acordes preparatórios para algum acorde do próprio campo harmônico, ou correspondem a notas de passagem da melodia, porém os acordes mais importantes são os do campo harmônico.


Escalas Pentatônicas 

São escalas formadas por cinco notas, e são fáceis de tocar e memorizar, pois podem ser tocadas duas notas por corda no violão.
A escala Pentatônica Maior é aquela derivada da Escala Maior, quando tiramos o 4º e o 7º graus  (Bb e E)

Escala Pentatônica Maior em Fá (F):
F G A C D  (ou Fá Sol Lá Dó Ré)
Intervalos entre as notas:  T - T - TST - T     (TST significa um tom e meio)

Escala Pentatônica Relativa menor é a escala que possui as mesmas notas da Maior, só que se inicia em outra nota (um tom e meio abaixo da nota maior).

Escala Pentatônica menor em Ré (D):
D F G A C  (ou Ré Fá Sol Lá Dó)
Intervalos entre as notas:  TST - T - T - TST     (TST significa um tom e meio)  
                                
Digitação da Pentatônica no Braço do Violão, olhando o violão em pé, nota Mi grave à esquerda, iniciando na corda 5 (Lá):

Cordas Soltas:        E        A        D        G        B        E
---------------------------------------------------------------------------
Casa 5                   (A)       D       G        C         -         A   
Casa 6                     -         -         -         -          F        - 
Casa 7                     -         -         A        D         -         -
Casa 8        (C)      F      -        -   G     C

A Penta Maior pode ter a digitação iniciada em F na casa 8 (dedo mindinho), corda 5 (Lá)
A Penta menor pode ter a digitação iniciada em D na casa 5 (dedo indicador), corda 5 (Lá)

Se quiser estender um pouco mais a escala no braço, ela pode ser estendida na nota G na casa 8, digitando-se:
G - A,  na corda B
C - D,  na corda E

A Escala Pentatônica pode ser usada como uma introdução ou finalização da música, ou até mesmo ser tocada junto com alguém que faz a base da harmonia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Ritmo, Pulsação e Andamento

Notas Musicais, Pauta Musical