Lá Maior e Fá# Menor, Escala, Campo Harmônico e Pentatônica
Sabemos que a escala de Lá Maior e a sua escala relativa Fá# Menor são na realidade uma mesma escala.
Neste caso, a base é a escala de Lá Maior, e a relativa Fá# Menor é a escala que se inicia na sexta nota (sexto grau) da escala de Lá Maior.
E isso vale para todas as escalas iniciadas nas outras notas musicais, sempre no sexto grau se inicia a escala relativa menor.
Escala de Lá Maior: A (Lá), B (Si), C# (Dó#), D (Ré), E (Mi), F# (Fá#), G# (Sol#)
As melodias feitas nesta escala costumam se utilizar dessas notas.
De uma maneira geral se é uma melodia Maior costuma se iniciar e concluir em A (Lá), se é uma melodia menor costuma se iniciar e concluir em F# (Fá#).
A melodia Maior é mais alegre, já a melodia menor tem um sabor mais melancólico. A melodia também pode apresentar algumas notas de passagem, que não são notas da escala.
Campo Harmônico:
O campo harmônico é o campo de jogo (harmonia), onde estão os jogadores (acordes) que irão acompanhar a melodia. Se os jogadores e as posições estão corretas, então a harmonia está bem feita.
O campo harmônico de Lá Maior é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Lá Maior (Sendo Lá a nota Tônica e a mais importante).
O campo harmônico relativo (Fá# Menor) é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Fá# Menor (Sendo Fá# a nota Tônica e mais importante). Lembrando que essa nota Fá# é o sexto grau da escala de Lá Maior.
Graus: 1 2 3 4 5 6 7
Lá Maior A Bm C#m D E7 F#m G#m7(b5)
** (algumas vezes na harmonia entra no grau 4: Dm)
Fá# menor F#m G#m7(b5) A Bm C#7 D Fº
** (algumas vezes na harmonia entra no grau 5 os acordes: C# / C#m)
** (Algumas vezes na harmonia entra no grau 7 os acordes: E, E7, Em)
** outros acordes que muitas vezes se vê nas harmonias e que não estão no campo harmônico, são acordes preparatórios para algum acorde do próprio campo harmônico, ou correspondem a notas de passagem da melodia, porém os acordes mais importantes são os do campo harmônico.
Escalas Pentatônicas
São escalas formadas por cinco notas, e são fáceis de tocar e memorizar, pois podem ser tocadas duas notas por corda no violão.
A escala Pentatônica Maior é aquela derivada da Escala Maior, quando tiramos o 4º e o 7º graus (D e G#)
A escala Pentatônica Maior é aquela derivada da Escala Maior, quando tiramos o 4º e o 7º graus (D e G#)
Escala Pentatônica Maior em Lá (A):
A B C# E F# (ou Lá Si Dó# Mi Fá#)
Intervalos entre as notas: T - T - TST - T (TST significa um tom e meio)
Escala Pentatônica Relativa menor é a escala que possui as mesmas notas da Maior, só que se inicia em outra nota (um tom e meio abaixo da nota maior).
Escala Pentatônica menor em Fá# (F#):
F# A B C# E (ou Fá# Lá Si Dó# Mi )
Intervalos entre as notas: TST - T - T - TST (TST significa um tom e meio)
Digitação da Pentatônica no Braço do Violão, olhando o violão em pé, nota Mi grave à esquerda:
Cordas Soltas: E A D G B E
---------------------------------------------------------------------------
Casa 2 F# B E A C# F#
Casa 3 - - - - - -
Casa 4 - C# F# B - -
Casa 5 A - - - E A
A Penta Maior pode ter a digitação iniciada em A na casa 5 (dedo mindinho)
A Penta menor pode ter a digitação iniciada em F# na casa 2 (dedo indicador)
Se quiser estender um pouco mais a escala no braço, ela pode ser estendida na nota B na casa 4, digitando-se:
B - C#, na corda G
E - F#, na corda B
A - B, na corda E
A Escala Pentatônica pode ser usada como uma introdução ou finalização da música, ou até mesmo ser tocada junto com alguém que faz a base da harmonia.
Comentários
Postar um comentário