Lá Maior e Fá# Menor, Escala, Campo Harmônico e Pentatônica

Sabemos que a escala de Lá Maior e a sua escala relativa Fá# Menor são na realidade uma mesma escala.

Neste caso, a base é a escala de Lá Maior, e a relativa Fá# Menor é a escala que se inicia na sexta nota (sexto grau) da escala de Lá Maior.

E isso vale para todas as escalas iniciadas nas outras notas musicais, sempre no sexto grau se inicia a escala relativa menor.

Escala de Lá Maior:  A (Lá), B (Si), C# (Dó#), D (Ré), E (Mi), F# (Fá#), G# (Sol#)

As melodias feitas nesta escala costumam se utilizar dessas notas.
De uma maneira geral se é uma melodia Maior costuma se iniciar e concluir em A (Lá), se é uma melodia menor costuma se iniciar e concluir em F# (Fá#).

A melodia Maior é mais alegre, já a melodia menor tem um sabor mais melancólico. A melodia também pode apresentar algumas notas de passagem, que não são  notas da escala.


Campo Harmônico:

O campo harmônico é o campo de jogo (harmonia), onde estão os jogadores (acordes) que irão acompanhar a melodia. Se os jogadores e as posições estão corretas, então a harmonia está bem feita.

O campo harmônico de Lá Maior é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Lá Maior (Sendo Lá a nota Tônica e a mais importante).

O campo harmônico relativo (Fá# Menor) é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Fá# Menor (Sendo Fá# a nota Tônica e mais importante).  Lembrando que essa nota Fá# é o sexto grau da escala de Lá Maior.


Graus:             1     2         3           4          5          6             7

Lá Maior 
        A    Bm      C#m        D          E7    F#m G#m7(b5)     
   
**     (algumas vezes na harmonia entra no grau 4: Dm)   
                   
Fá# menor     F#m   G#m7(b5) A     Bm C#7      D     Fº    

 **    (algumas vezes na harmonia entra no grau 5 os acordes: C# / C#m)
**     (Algumas vezes na harmonia entra no grau 7 os acordes: E, E7, Em) 
    
 **  outros acordes que muitas vezes se vê nas harmonias e que não estão no campo harmônico, são acordes preparatórios para algum acorde do próprio campo harmônico, ou correspondem a notas de passagem da melodia, porém os acordes mais importantes são os do campo harmônico.


Escalas Pentatônicas 

São escalas formadas por cinco notas, e são fáceis de tocar e memorizar, pois podem ser tocadas duas notas por corda no violão.
A escala Pentatônica Maior é aquela derivada da Escala Maior, quando tiramos o 4º e o 7º graus  (D e G#)

Escala Pentatônica Maior em Lá (A):
A B C# E F#  (ou Lá Si Dó# Mi Fá#)
Intervalos entre as notas:  T - T - TST - T     (TST significa um tom e meio)

Escala Pentatônica Relativa menor é a escala que possui as mesmas notas da Maior, só que se inicia em outra nota (um tom e meio abaixo da nota maior).

Escala Pentatônica menor em Fá# (F#):
F# A B C# E  (ou Fá# Lá Si Dó# Mi )
Intervalos entre as notas:  TST - T - T - TST     (TST significa um tom e meio)  
                                
Digitação da Pentatônica no Braço do Violão, olhando o violão em pé, nota Mi grave à esquerda:

Cordas Soltas:        E        A        D        G        B        E
---------------------------------------------------------------------------
Casa 2                  F#        B        E        A        C#       F#   
Casa 3                    -         -          -         -         -          - 
Casa 4                    -        C#       F#      B         -          -
Casa 5        A   -      -        -  E      A

A Penta Maior pode ter a digitação iniciada em A na casa 5 (dedo mindinho)
A Penta menor pode ter a digitação iniciada em F# na casa 2 (dedo indicador)

Se quiser estender um pouco mais a escala no braço, ela pode ser estendida na nota B na casa 4, digitando-se:
B - C#,  na corda G
E - F#,  na corda B
A - B,  na corda E

A Escala Pentatônica pode ser usada como uma introdução ou finalização da música, ou até mesmo ser tocada junto com alguém que faz a base da harmonia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Ritmo, Pulsação e Andamento

Notas Musicais, Pauta Musical