Ré Maior e Si Menor, Escala, Campo Harmônico e Pentatônica

 
Sabemos que a escala de Ré Maior e a sua escala relativa Si menor são na realidade uma mesma escala.

Neste caso, a base é a escala de Ré Maior, e a relativa Si menor é a escala que se inicia na sexta nota (sexto grau) da escala de Ré Maior.

E isso vale para todas as escalas iniciadas nas outras notas musicais, sempre no sexto grau se inicia a escala relativa menor.

Escala de Ré Maior:  D (Ré), E (Mi), F# (Fá#), G (Sol), A (Lá), B (Si), C# (Dó#),

As melodias feitas nesta escala costumam se utilizar dessas notas.

De uma maneira geral se é uma melodia Maior costuma se iniciar e concluir em D (Ré), se é uma melodia menor costuma se iniciar e concluir em B (Si).

A melodia Maior é mais alegre, já a melodia menor tem um sabor mais melancólico. A melodia também pode apresentar algumas notas de passagem, que não são  notas da escala.


Campo Harmônico:

O campo harmônico é o campo de jogo (harmonia), onde estão os jogadores (acordes) que irão acompanhar a melodia. Se os jogadores e as posições estão corretas, então a harmonia está bem feita.

O campo harmônico de Ré Maior é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Ré Maior (Sendo Ré a nota Tônica e a mais importante).

O campo harmônico relativo (Si menor) é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Si menor (Sendo Si a nota Tônica e mais importante).  Lembrando que essa nota Si é o sexto grau da escala de Ré Maior.


Graus:              1       2   3        4       5          6            7

Ré Maior          D         Em F#m    G      A7 Bm C#m7(b5)        

**     (algumas vezes na harmonia entra no grau 4: Gm)   
                   
Bi menor          Bm    C#m7(b5) D   Em   F#7       G  A#º  
  
 **    (algumas vezes na harmonia entra no grau 5 os acordes:  F#, F#m)
**     (Algumas vezes na harmonia entra no grau 7 os acordes: A, A7, Am)    
 
 **  outros acordes que muitas vezes se vê nas harmonias e que não estão no campo harmônico, são acordes preparatórios para algum acorde do próprio campo harmônico, ou correspondem a notas de passagem da melodia, porém os acordes mais importantes são os do campo harmônico.


Escalas Pentatônicas:

São escalas formadas por cinco notas, e são fáceis de tocar e memorizar, pois podem ser tocadas duas notas por corda no violão.

A escala Pentatônica Maior é aquela derivada da Escala Maior, quando tiramos o 4º e o 7º graus  (G e C#)

Escala Pentatônica Maior em Ré (D):
D E F# A B  (ou Ré Mi Fá# Lá Si)
Intervalos entre as notas:  T - T - TST - T     (TST significa um tom e meio)

Escala Pentatônica Relativa menor é a escala que possui as mesmas notas da Maior, só que se inicia em outra nota (um tom e meio abaixo da nota maior).

Escala Pentatônica menor em Si (B):
B D E F# A  (ou Si, Ré, Mi, Fá#, Lá)
Intervalos entre as notas:  TST - T - T - TST     (TST significa um tom e meio)                                  
Digitação da Pentatônica no Braço do Violão, olhando o violão em pé, nota Mi grave à esquerda:

Cordas Soltas:        E        A        D        G        B        E
---------------------------------------------------------------------------
Casa 7                    B        E        A        D        F#       B   
Casa 8                     -         -         -         -          -         - 
Casa 9                     -        F#       B       E          -         -
Casa 10         D   - -        -   A     D

A Penta Maior pode ter a digitação iniciada em D na casa 10 (dedo mindinho)
A Penta menor pode ter a digitação iniciada em B na casa 7 (dedo indicador)

Se quiser estender um pouco mais a escala no braço, ela pode ser estendida na nota E na casa 9, digitando-se:

E - F#,  na corda G
A - B,  na corda B
D - E,  na corda E

A Escala Pentatônica pode ser usada como uma introdução ou finalização da música, ou até mesmo ser tocada junto com alguém que faz a base da harmonia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritmo, Figuras Rítmicas, Tempo da Música

Ritmo, Pulsação e Andamento

Notas Musicais, Pauta Musical