Ré Maior e Si Menor, Escala, Campo Harmônico e Pentatônica
Sabemos que a escala de Ré Maior e a sua escala relativa Si menor são na realidade uma mesma escala.
Neste caso, a base é a escala de Ré Maior, e a relativa Si menor é a escala que se inicia na sexta nota (sexto grau) da escala de Ré Maior.
E isso vale para todas as escalas iniciadas nas outras notas musicais, sempre no sexto grau se inicia a escala relativa menor.
Escala de Ré Maior: D (Ré), E (Mi), F# (Fá#), G (Sol), A (Lá), B (Si), C# (Dó#),
As melodias feitas nesta escala costumam se utilizar dessas notas.
De uma maneira geral se é uma melodia Maior costuma se iniciar e concluir em D (Ré), se é uma melodia menor costuma se iniciar e concluir em B (Si).
A melodia Maior é mais alegre, já a melodia menor tem um sabor mais melancólico. A melodia também pode apresentar algumas notas de passagem, que não são notas da escala.
Campo Harmônico:
O campo harmônico é o campo de jogo (harmonia), onde estão os jogadores (acordes) que irão acompanhar a melodia. Se os jogadores e as posições estão corretas, então a harmonia está bem feita.
O campo harmônico de Ré Maior é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Ré Maior (Sendo Ré a nota Tônica e a mais importante).
O campo harmônico relativo (Si menor) é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Si menor (Sendo Si a nota Tônica e mais importante). Lembrando que essa nota Si é o sexto grau da escala de Ré Maior.
Ré Maior D Em F#m G A7 Bm C#m7(b5)
** (algumas vezes na harmonia entra no grau 4: Gm)
Bi menor Bm C#m7(b5) D Em F#7 G A#º
** (algumas vezes na harmonia entra no grau 5 os acordes: F#, F#m)
** (Algumas vezes na harmonia entra no grau 7 os acordes: A, A7, Am)
** outros acordes que muitas vezes se vê nas harmonias e que não estão no campo harmônico, são acordes preparatórios para algum acorde do próprio campo harmônico, ou correspondem a notas de passagem da melodia, porém os acordes mais importantes são os do campo harmônico.
Escalas Pentatônicas:
São escalas formadas por cinco notas, e são fáceis de tocar e memorizar, pois podem ser tocadas duas notas por corda no violão.
A escala Pentatônica Maior é aquela derivada da Escala Maior, quando tiramos o 4º e o 7º graus (G e C#)
Escala Pentatônica Maior em Ré (D):
D E F# A B (ou Ré Mi Fá# Lá Si)
Intervalos entre as notas: T - T - TST - T (TST significa um tom e meio)
Escala Pentatônica Relativa menor é a escala que possui as mesmas notas da Maior, só que se inicia em outra nota (um tom e meio abaixo da nota maior).
Escala Pentatônica menor em Si (B):
B D E F# A (ou Si, Ré, Mi, Fá#, Lá)
Intervalos entre as notas: TST - T - T - TST (TST significa um tom e meio)
Digitação da Pentatônica no Braço do Violão, olhando o violão em pé, nota Mi grave à esquerda:
Cordas Soltas: E A D G B E
---------------------------------------------------------------------------
Casa 7 B E A D F# B
Casa 8 - - - - - -
Casa 9 - F# B E - -
Casa 10 D - - - A D
A Penta Maior pode ter a digitação iniciada em D na casa 10 (dedo mindinho)
A Penta menor pode ter a digitação iniciada em B na casa 7 (dedo indicador)
Se quiser estender um pouco mais a escala no braço, ela pode ser estendida na nota E na casa 9, digitando-se:
E - F#, na corda G
A - B, na corda B
D - E, na corda E
A Escala Pentatônica pode ser usada como uma introdução ou finalização da música, ou até mesmo ser tocada junto com alguém que faz a base da harmonia.
Comentários
Postar um comentário