Sol Maior e Mi Menor, Escala, Campo Harmônico e Pentatônica
Sabemos que a escala de Sol Maior e a sua escala relativa Mi menor são na realidade uma mesma escala.
Neste caso, a base é a escala de Sol Maior, e a relativa Mi menor é a escala que se inicia na sexta nota (sexto grau) da escala de Sol Maior. E isso vale para todas as escalas iniciadas nas outras notas musicais, sempre no sexto grau se inicia a escala relativa menor.
Escala de Sol Maior: G (Sol), A (Lá), B (Si), C (Dó), D (Ré), E (Mi), F# (Fá)
As melodias feitas nesta escala costumam se utilizar dessas notas.
De uma maneira geral se é uma melodia Maior costuma se iniciar e concluir em G (Sol), se é uma melodia menor costuma se iniciar e concluir em E (Mi).
A melodia Maior é mais alegre, já a melodia menor tem um sabor mais melancólico. A melodia também pode apresentar algumas notas de passagem, que não são notas da escala.
Campo Harmônico:
O campo harmônico é o campo de jogo (harmonia), onde estão os jogadores (acordes) que irão acompanhar a melodia. Se os jogadores e as posições estão corretas, então a harmonia está bem feita.
O campo harmônico de Sol Maior é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Sol Maior (Sendo Sol a nota Tônica e a mais importante).
O campo harmônico relativo (Lá menor) é formado de um conjunto de acordes onde o grau 1 é o acorde de Mi menor (Sendo Mi a nota Tônica e mais importante). Lembrando que essa nota Mi é o sexto grau da escala de Sol Maior.
Graus: 1 2 3 4 5 6 7
Sol Maior G Am Bm C D7 Em F#m7(b5)
** (algumas vezes na harmonia entra no grau 4: Cm)
Mi menor Em F#m7(b5) G Am B7 C D#º
** (algumas vezes na harmonia entra no grau 5 os acordes: B / Bm)
** (Algumas vezes na harmonia entra no grau 7 os acordes: D / D7 / Dm)
** outros acordes que muitas vezes se vê nas harmonias e que não estão no campo harmônico, são acordes preparatórios para algum acorde do próprio campo harmônico, ou correspondem a notas de passagem da melodia, porém os acordes mais importantes são os do campo harmônico.
Escalas Pentatônicas são escalas formadas por cinco notas, e são fáceis de tocar e memorizar, pois podem ser tocadas duas notas por corda no violão.
A escala Pentatônica Maior é aquela derivada da Escala Maior, quando tiramos o 4º e o 7º graus (C e F#)
Escala Pentatônica Maior em Sol (G):
G A B D E (ou Sol La Si Ré Mi)
Intervalos entre as notas: T - T - TST - T (TST significa um tom e meio)
Escala Pentatônica Relativa menor é a escala que possui as mesmas notas da Maior, só que se inicia em outra nota (um tom e meio abaixo da nota maior).
E G A B D (ou Mi, Sol, Lá, Si, Ré))
Intervalos entre as notas: TST - T - T - TST (TST significa um tom e meio)
Digitação da Pentatônica no Braço do Violão, olhando o violão em pé, nota Mi grave à esquerda:
Cordas Soltas: E A D G B E
---------------------------------------------------------------------------
Casa 1 - - - - - -
Casa 2 - B E A - -
Casa 3 G - - - D G
A Penta Maior pode ter a digitação iniciada em G na casa 3 (dedo mindinho)
A Penta menor pode ter a digitação iniciada em E, corda solta.
Se quiser estender um pouco mais a escala no braço, ela pode ser estendida na nota A na casa 2, digitando-se:
A - B, na corda G
D - E, na corda B
G - A, na corda E
A Escala Pentatônica pode ser usada como uma introdução ou finalização da música, ou até mesmo ser tocada junto com alguém que faz a base da harmonia.
Comentários
Postar um comentário